22 de ago. de 2011

Dia 8 - As Fadas Falam de Generosidade


O dia estava bem frio. Mesmo assim, as crianças começaram a chegar cedo. Os primeiros foram o Vitor e Jackson, junto com a Thalia, nossa jovem monitora.

Enquanto os menores aguardavam lá fora, dentro da biblioteca, Eu, Nice e Thalia conversamos sobre os personagens já definimos para o espetáculo sobre folclore, para adaptar aqueles que não fazem parte de nenhuma lenda brasileira.

Por exemplo: a princesa, papel que será representado pela Thalia. Encontramos "A Princesa de Jericoacoara",  uma lenda nordestina, descrita por Silvana Salerno, no  livro "Viagem pelo Brasil em 52 Histórias", da Companhia das Letrinhas.

Para enriquecer nossa pesquisa, assistimos ha dois desenhos animados muito bem produzidos, do Projeto "Juro que Vi" da Prefeitura do Rio de Janeiro, exibidos aqui em São Paulo pela TV Cultura. Para assistí-los é só clicar nos nomes:

O Curupira e Matinta Perera

E chegou a hora de receber as crianças.

Ao abrirmos a porta, depois de um chamego gostoso, elas foram entrando e se acomodando no "tapete mágico". Além dos pequenos Vitor e Jackson que já estavam de prontidão, vieram também a Carla, Geovana, Jadson, Karolline, Kemillyn, Manuela, Thauany, Virginia, Vitoria e dois novos participantes, o Vinícius e o seu irmão Geovanni.

Depois de lencinho da mão e gato-mia, chegou a hora do conto.

A Nice leu a história do livro "As Fadas nos Falam de Generosidade", de Rosa M. Curto e Aleix Cabrera, da Ciranda Cultural.

Sentadas em roda, as crianças se envolviam no jeito gostoso da Nice contar a história da fadinha Hortênsia que não queria que ninguém brincasse ou chegasse perto de sua macieira. Quando as maçãs ficaram maduras, ela estava sozinha e percebeu que, sem amigos não vale a pena ter tantas maçãs, pois não tinha com quem dividí-las.

Então, ela saiu em busca dos amigos, pediu desculpas a cada um e convidou a todos para uma grande festa em sua árvore, com muitos doces, tortas e geléias feitas de maçã fresquinha.

Todos ficaram muito contentes e a Hortênsia mais ainda, pois percebeu que ao dar o que tem, ao invés de ficar com menos, multiplicava o amor que recebia.

Após ouvir a história as crianças desenharam e logo saíram para o almoço.

À tarde, com a presença da Katia, e dos jovens monitores Nathalia e Laura, a primeira parte da oficina se desenvolveu com a mesma programação da manhã.

Depois chegaram as crianças: Adrielle, Agnes, Emilly, Enzo, Marco, Sthefany e um visitante, o Ryan.

Brincamos bastante, contamos história, desenhamos e, após o lanche, nos despedimos alegres por mais um dia na Chácara que passamos com os amigos.

Almir

Nenhum comentário: