12 de set. de 2011

Dia 11 - Atividade com o Conto "O Rei e a Pedra"

Nesse dia, trouxemos algumas atividades diferentes, para as crianças de cada turma:

Manhã
Turma 1: Geovana, Jackson, Kemillyn, Thauany, Virginia, Vitória e João Vitor.
Turma 2: Gabriel, Jadson, Karolline, Manuela e Thalia

Tarde
Turma 3: Agnes, Ketheleen, Sthefany
Turma 4: Adrielle, Emilly, Enzo, Karen, Ryan, Marco Antonio, Vinicius e os monitores Laura, Camila, Natalia, Júnior e Anna Caroline.

Após as brincadeiras de roda tradicionais, tais como "Passa Anel" e "Lencinho na Mão", brincamos de "Stop" com as turmas que já sabem escrever, com a finalidade de fortalecer a memória, o alfabeto e enriquecer seu vocabulário.

Para quem não conhece ou se esqueceu como é, Stop se brinca assim:

Cada participante faz, numa folha de papel na horizontal, uma tabela com umas 8 colunas e 10 linhas.

Em seguida, colocamos na lousa as primeiras palavras para serem escritas no alto de cada coluna: nome, fruta/flor, CEP (Cidade, Estado ou País) e assim por diante. Pedimos as crianças sugestões de nomes, até completarmos 7 colunas.

Aí usamos o "Cai Dedos", onde todos extendem os dedos de uma só mão. Cada dedo corresponde a uma letra do alfabeto. Se tiverem 15 dedos, vale a letra O.

Assim que a letra for falada, cada um escreve uma palavra que comece com a letra O, no caso, em cada coluna. Por exemplo no nome "Oscar", na fruta "Oiti Coró" (não inventei, essa fruta existe mesmo) e assim por diante. Quem completar a linha primeiro grita "STOP".

Todos param e dizem o que colocaram em cada coluna. Se eu for o único que colocou o nome "Oscar", por exemplo, marco 10 pontos. Se outro colocou também, marco 5. Aí, somo tudo e anoto o total dessa rodada na oitava coluna.

Ao final de 10 rodadas, todos somam os resultados e aquele que fizer mais pontos é o vencedor.

Depois, como as crianças gostaram muito da história "O Rei e a Pedra", contamos ela novamente, e propomos um teatro, onde cada uma fez um personagem diferente, que topou com a pedra.

Deixamos cada criança pesquisar personagens nos livros até encontrar aquele que desejasse interpretar.

Elas escolhiam, inclusive, a reação que o seu personagem teria diante da pedra, e suas falas.

Todos se divertiram muito.

Nenhum comentário: