16 de abr. de 2012

30° Encontro - Velhas Estórias, Novas Versões



1º Turma: Geovana Nunes, Jackson, Jonathan, Kamilly, Kemillyn, Kethelen, Lucas, Raissa, Sthefany, Thauany, Taynara, Virginia, Vitoria.
3° Turma: Eloisa, Geice, João Vitor, Julia, Kauan, Letícia, Thiago e Vagner
Com a turma dos tchutchuquinhos (1° e 3° Turmas) brincamos de "Passa Anel". Essa brincadeira pede muita concentração e atenção ao ambiente, já que tem que se descobrir com quem o anel (emprestado pela Nice) vai estar ao final de cada rodada. A turma estava um pouco dispersa e isso acabou tornando a brincadeira bem engraçada... Eu tive até que parar a brincadeira e explicar novamente as regras, mas nos divertimos muito.
O Junior contou "O Pequeno Polegar" e as crianças adoraram.
Após a contação, fizemos uma atividade que trabalhava atenção, cognição e coordenação motora. Em uma folha de sulfite havia um labirinto que ligava "João e Maria" à sua casa e as crianças deveriam encontrar o caminho certo para ajudar a dupla retornar ao lar. E para eles não se perderem mais, colamos caroços de feijão para demarcar o caminho.
2º Turma: Aline, Carla, Emilly, Jadson, Jakeline, João Victor, Karoline, Manuela, Marcelo, Thaís, Viviane, Yuri, Gustavo, Miriã, André Luiz.
4° Turma: Adrielle, Bruna, Emerson, Leticia, Stefany, Vinicius, Vitor, Kamilly.

O Almir contou "João e Maria", uma estória conhecida de todos, mas numa versão diferente inspirada na série de TV "Once Upon a Time", que reproduz estórias conhecidas por todos nós fazendo um link entre Contos de Fadas e "vida real". Nessa versão, Maria tinha uma bússola que, ao invés de apontar o Norte, apontava sempre na direção do pai e uma feiticeira que enganava as crianças e aprisionava o pai. É uma maneira bem legal de pensar os "perrengues" dessa família. O mais legal foi ver o olhar das crianças enquanto ouviam a estória. Eles nem piscavam e nem olhavam para o lado. Foi uma das estórias que mais prendeu a atenção de todos desde o início da Oficina do Conto.
Nessas turmas brincamos de "Pim". Aquela brincadeira em que se substitui determinados números pela palavra Pim...  Dessa vez, as crianças entenderam melhor conseguimos atingir os objetivos: Atenção, concentração e escuta.

A atividade pós conto foi interpretar a estória em forma de teatro.


Nenhum comentário: