23 de abr de 2012

31° Encontro - Coelhinho sai da Toca

Neste dia, fizemos uma nova brincadeira com as crianças menores, que foi : “Carneirinho, sai da Toca”, na qual, pudemos perceber que elas se divertiram muito. Nesta brincadeira, 02 crianças dão as mãos, formando uma espécie de telhado da Toca, onde, ao ouvirem a frase : Coelhinho, sai da Toca, um, dois, três, já....cada uma vai correndo procurar uma “toca” prá se esconder....O divertido é olhar a carinha de cada uma das que ficam fora da toca...é como um ...”onde estou/ o que aconteceu!!??”...rs. 
  Nesta brincadeira, além de rirmos muito com as crianças, temos a oportunidade de trabalhar a coordenação motora global, noção espacial, planejamento, atenção e discriminação auditiva.  


Depois disso, a Natália, que está se aprimorando cada vez mais na contação de estórias, usou os fantoches para “prender” a atenção dos pequenos, na estória do “Vento Norte”, e o Almir acompanhava com música ao violão. Pela carinha deles, pode-se perceber que adoraram!

Como atividade, as crianças ganharam uma folha sulfite com um “labirinto” de figuras geométricas desenhado e, após explicação da Natália e com a ajuda dos coordenadores, tinham que ligar os desenhos aos seus respectivos nomes no labirinto e depois, coloriram bem bonito. Hoje, elas puderam levar a atividade para suas casas, para mostrar aos pais.

Nas turmas dos maiores, a brincadeira foi o “Telegrama sem fio” , onde as crianças formavam uma fila, de costas uma para outra, sendo que deveriam desenhar em folha colocada nas costas de cada amiguinho, tentando transferir para a folha, exatamente o mesmo desenho feito pela primeira criança. O objetivo era que a última e a primeira criança da fila tivessem desenhos iguais!...rs. Novamente, foi muito divertido ver como os desenhos mudavam no decorrer das filas e, pior, às vezes chegavam ao final atingindo o objetivo, mesmo após tantos desenhos diferentes no meio da fila!!!...

Depois, o Almir contou a mesma estória do “Vento Norte”, só que, adaptada á idade das crianças da 2ª. e 4ª. turma, não usando os mesmos recursos que a Natália, mas não deixando faltar  a nossa “mágica” entrada no mundo do faz-de-conta, através de...:

- ♪ ♫-“ A estória que eu vou contaar...♫ ♪♪

-♪ ♫ “A estória que eu vou contaar...♫ ♪♪

-♪ ♫ “A estória que eu vou contar vêm de longe, de longe...de longe..de outro lugaar....♫ ♫

Logo após, as crianças iriam “recontar” a estória ouvida, só que através de uma encenação feita por elas. Foram divididas em grupos, de acordo com a quantidade de crianças e, tiveram alguns minutos para ensaiar, sendo elas mesmas, junto á um monitor, responsáveis por todo o trabalho, desde a escolha dos recursos usados até a definição de papéis. E como elas “surpreendem”!!!! (temos artistas natos!..rs).

E com isso, também aprendem o trabalho em equipe, a socialização, criatividade, planejamento e vencem a timidez,melhorando com isso, as relações sociais em outros contextos.

E assim foi mais um dia na “nossa” Oficina do Conto”.

Nenhum comentário: