Nesta brincadeira, além de rirmos muito com as crianças, temos a
oportunidade de trabalhar a coordenação motora global, noção espacial,
planejamento, atenção e discriminação auditiva.
Depois disso, a Natália,
que está se aprimorando cada vez mais na contação de estórias, usou os
fantoches para “prender” a atenção dos pequenos, na estória do “Vento Norte”, e
o Almir acompanhava com música ao violão. Pela carinha deles, pode-se perceber
que adoraram!
Como atividade, as
crianças ganharam uma folha sulfite com um “labirinto” de figuras geométricas desenhado
e, após explicação da Natália e com a ajuda dos coordenadores, tinham que ligar
os desenhos aos seus respectivos nomes no labirinto e depois, coloriram bem
bonito. Hoje, elas puderam levar a atividade para suas casas, para mostrar aos
pais.
Nas turmas dos maiores, a
brincadeira foi o “Telegrama sem fio” , onde as crianças formavam uma fila,
de costas uma para outra, sendo que deveriam desenhar em folha colocada nas
costas de cada amiguinho, tentando transferir para a folha, exatamente o mesmo
desenho feito pela primeira criança. O objetivo era que a última e a primeira
criança da fila tivessem desenhos iguais!...rs. Novamente, foi muito divertido
ver como os desenhos mudavam no decorrer das filas e, pior, às vezes chegavam
ao final atingindo o objetivo, mesmo após tantos desenhos diferentes no meio da
fila!!!...
Depois, o Almir contou a
mesma estória do “Vento Norte”, só que, adaptada á idade das crianças da 2ª. e
4ª. turma, não usando os mesmos recursos que a Natália, mas não deixando
faltar a nossa “mágica” entrada no mundo
do faz-de-conta, através de...:
- ♪ ♫-“ A estória que eu
vou contaar...♫ ♪♪
-♪ ♫ “A estória que eu vou
contaar...♫ ♪♪
-♪ ♫ “A estória que eu vou
contar vêm de longe, de longe...de longe..de outro lugaar....♫ ♫
Logo após, as crianças
iriam “recontar” a estória ouvida, só que através de uma encenação feita por
elas. Foram divididas em grupos, de acordo com a quantidade de crianças e,
tiveram alguns minutos para ensaiar, sendo elas mesmas, junto á um monitor,
responsáveis por todo o trabalho, desde a escolha dos recursos usados até a
definição de papéis. E como elas “surpreendem”!!!! (temos artistas natos!..rs).
E com isso, também
aprendem o trabalho em equipe, a socialização, criatividade, planejamento e
vencem a timidez,melhorando com isso, as relações sociais em outros contextos.
E assim foi mais um dia na
“nossa” Oficina do Conto”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário